Vinculado ao Instituto Ambiental Goianá

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Estudo põe localizador na 'mochila' de pássaros para estudar migração


Aves monitoradas seguem rotas bastante diversas.
Sabiá-de-óculos migra entre a América do Norte e a América do Sul.


Localizador foi colocado nas costas dos pássaros como uma mochila (Foto: AP Photo/University of British Columbia via The Canadian Press)
Localizador foi colocado nas costas dos pássaros como uma mochila (Foto: AP Photo/University of British Columbia via The Canadian Press)

Cientistas canadenses colocaram aparelhos de localização geográfica nas costas de duas subespécies diferentes do sabiá-de-óculos e descobriram que os pássaros não têm a mesma rota migratória.

A espécie é nativa da América e migra de acordo com a estação. Durante o verão no Hemisfério Norte, essas aves vivem na América do Norte, em locais como o oeste do Canadá, onde o estudo foi feito. Quando o inverno se aproxima, elas partem para a América do Sul.
Os pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica colocaram o aparelho, que é do tamanho de uma moeda pequena, nas costas de 40 pássaros das duas subespécies, como uma "mochila", segundo os próprios pesquisadores. Em seguida, deixaram as aves livres para migrar normalmente, e esperaram pelo retorno delas para concluir o estudo de suas rotas.
Os resultados mostraram que os pássaros monitorados não seguem o mesmo caminho para voltar ao oeste do Canadá. Enquanto alguns seguiram o voo sobre a terra, pela América Central, até chegar à América do Norte, outros preferiram sobrevoar o Golfo do México e entraram no continente pelo sudeste dos Estados Unidos.
“Esse nível detalhado de dados sobre migração e pontos de parada nos ajuda a identificar habitats de descanso e alimentação que os pássaros necessitam ao longo de sua jornada”, afirmou Kira Delmore, autora do estudo publicado pela “Proceedings of the Royal Society of London B”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário