Vinculado ao Instituto Ambiental Goianá

Quem somos?

O Núcleo de Estudos Ornitológicos (NEO) tem como objetivo o desenvolvimento de projetos de pesquisa, no intuito de melhor entender a biologia e ecologia das aves, preenchendo possíveis lacunas ou contribuindo com informações ao conhecimento científico já existente, de modo a auxiliar tomadas de decisões para proteção e conservação da avifauna brasileira, como por exemplo, através de projetos de extensão junto à população. 

Por que aves?

 
As aves em geral sempre fascinaram a humanidade com seus cantos e suas belas e exuberantes plumagens. Elas estão presentes no dia a dia das pessoas, seja como animais de companhia ou fornecedoras de alimento, como carne e ovos. Ainda hoje os povos indígenas utilizam penas de aves em sua ornamentação de amor, guerra e ritos religiosos.

Entretanto, não são somente estas as características que determinam o valor e a importância  destes animais em nosso mundo. As aves desempenham diversos serviços ecossistêmicos, como  dispersoras de sementes, responsáveis pela manutenção das florestas e demais formações vegetais, espalhando as sementes das frutas consumidas.

Além do mais, elas são também controladores de pragas, pois um grande número de aves se alimentam de insetos, mantendo as populações destes sob controle, já outras, como as aves de rapinas, mantém o controle sobre os roedores, pombos, serpentes etc.

Todos estes serviços, que nos são prestados gratuitamente, corroboram para a importância das aves, sendo por isso, são os verdadeiros e fascinantes  motivos que nos levam a respeitá-las e preservá-las. 

Outros Grupos.


Mesmo tendo as aves como o grupo principal de atuação do NEO, outros grupos taxonômicos eventualmente poderão ser objetos de estudos de nossa equipe, principalmente os mamíferos da Ordem Carnivora.